Voltar
23-11-2015

Aplicativos Android enviam dados desnecessários que nem o próprio usuário sabe, diz pesquisa



Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a maioria dos aplicativos de dispositivos Android gera informações e dados que não fazem diferença para o usuário. O estudo foi feito com os 500 apps mais populares que utilizam este sistema operacional, e os dados ocultos enviados e recebidos não são necessários para o funcionamento do serviço.

Também foi revelado que pelo menos metade dos aplicativos possuem essa troca de informações assim que é iniciado. Isso ocorre porque o próprio serviço executa pacotes de análises padrão do Android, que oferece estatísticas e dados sobre seu uso - o que seria um feedback para os desenvolvedores melhorarem o app. Mesmo assim, a ausência dessa comunicação não afetaria no desempenho da ferramenta.

Para provar isso, o MIT modificou 47 aplicativos. O instituto eliminou as conexões de dados desnecessárias, e, depois de testes, constatou que 30 desses apps continuavam com o mesmo desemprenho que o serviço original. As outras versões modificadas manteram as mesmas funcionalidades, porém, sem anúncios.

"Um aplicativo do Wal-Mart, por exemplo, permite aos usuários digitalizar os códigos de barras dos produtos nas prateleiras das lojas Wal-Mart e recuperar seus preços. Mas cada vez que ele faz isso, ele também envia informações para um servidor que parece estar associado com o eBay. Desabilitar essa conexão não teve efeito sobre o comportamento do aplicativo."

- Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Isso não significa que esses dados são malwares ou podem comprometer o sistema do smartphone, mas é apenas um problema do próprio sistema Android. Metades desses dados gerados são apenas análises, como relatórios de crash e desempenho, e embora sejam "desnecessários" para o usuário, podem ser úteis para os desenvolvedores otimizarem os aplicativos. 




  Sobre

Este site tem o objetivo de divulgar notícias da área de Tecnologia.

  Recentes
  Contatos
  

contato@elimorais.com.br.