Voltar
23-11-2015

Black Friday: como comprar com educação financeira *Lélio Braga Calhau



Black Friday: como comprar com educação financeira *Lélio Braga Calhau nov 23, 2015edsolzaArtigo, Notícias

Compartilhar no WhatsApp foto google

Ao que tudo indica, este será um dos melhores Black Fridays dos últimos tempos para os comerciantes. A crise econômica e o corte de gastos são fatores determinantes para esse movimento. Aquela troca de vestuário, eletrodoméstico ou mobiliário antigo, que já nem deveriam mais fazer parte daquele ambiente, ainda permanece ali, firme e forte. Isso porque as pessoas estão esperando a tradicional sexta-feira com ofertas que chegam a 60%, 70% e 80% de desconto. De acordo com uma pesquisa realizada pela e-bit/Buscapé, cerca de 80% dos consumidores que costumam fazer compras pela internet têm a intenção de adquirir algum item na Black Friday neste ano.

Já li diversos artigos falando sobre como comprar, quais são os sites confiáveis e sobre aplicativos que ajudam as pessoas a encontrar as melhores ofertas. Porém, não vi ninguém abordando, o que pra mim é o mais importante, a real necessidade de se comprar determinado produto. Será que você realmente necessita gastar sem planejamento e acabar entrando em dívidas desnecessárias

É sobre isso que quero falar neste artigo, sobre como é importante ter uma educação financeira, para não gastar apenas por gastar. Em tempos de perda de poder aquisitivo e aumento de índices de desemprego, não é bom ficar muito animado em apenas consumir produtos sem o planejamento necessário. E o que quero dizer com planejamento, é que o cliente faça uma planilha do que gostaria de comprar e de quanto tem para gastar, já pensando nos gastos de fim de ano e janeiro. A parcela pode caber no bolso do consumidor naquele mês, mas nos próximos, quando as dívidas comuns vierem (IPVA, IPTU, material escola r, etc), como ficará

Essa é a principal estratégia a ser tomada. Quando for comprar, reflita melhor sobre os prós e contras da aquisição daquele produto ou serviço.  Lembre-se que o ambiente da loja já está todo maquiado para influenciar você a fechar uma compra. Pesquise preços, antes da data comemorativa chegar, e veja se realmente o desconto foi aplicado ao produto escolhido. Essas pequenas atitudes farão você realmente economizar e comprar somente o que for necessário.

Quero enfatizar uma coisa: se o consumidor está endividado, esqueça o Black Friday! É isso mesmo, o dia de promoções só irá fazer sua dívida crescer ainda mais, e você ficará em uma situação preocupante. Saliento que as dívidas são como bolas de neve, elas vão aumentando aos poucos e quando você percebe já perdeu o controle da situação. Tenha em mente que promoções vêm e vão a todo o momento. Você terá outras oportunidades, e quando estiver com as contas em dia, gastará com mais alegria e consciência.

E já pensou que além de gastar você pode aproveitar a sexta-feira de descontos para ganhar dinheiro. Algumas corretoras estão oferecendo aplicações financeiras diferenciadas pra quem quiser investir. Basta pesquisar sobre o tema e escolher a melhor opção. Neste caso, além de economizar você ainda vai investir para aproveitar futuras promoções. Sua vida financeira agradece.

Lélio Braga Calhau é Promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Graduado em Psicologia pela UNIVALE, é Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela UFG-RJ e Coordenador do site e do Podcast “Educação Financeira para Todos”.

Sobre a Educação Financeira para Todos:

www.educacaofinanceiraparatodos.com

Criado e mantido por Lélio Braga Calhau, Promotor de Justiça do Consumidor no Ministério Público de Minas Gerais, o Portal Educação Financeira Para Todos promove conteúdo gratuito sobre planejamento financeiro. Sua missão é conscientizar os consumidores brasileiros através de artigos, cases, vídeos e reflexões sobre gastos sem planejamento.

Informações para a imprensa:

InformaMídia Comunicação

Leonardo Mota

leonardo@informamidia.com.br

(11) 2834 9295/ (11)  98024 2315

Welton Ramos

ramos@informamidia.com.br

(11) 2834 9295/ (11) 98760 7396

Compartilhe:0000 Veja também: Comer bem diante do paraíso, a nova receita do turismo Instituições filantrópicas recebem quase 12 toneladas de alimentos arrecadados no Motofest 2015 Como se comportar na festa de confraternização da empresa Sugestão de produto: Para proteger as unhas na hora da limpeza TWITTER Tweets de @edsolza !function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0],p=/^http:/.test(d.location)"http":"https";if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=p+"://platform.twitter.com/widgets.js";fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document,"script","twitter-wjs"); TV CâmaraCG Notícias da CMCG Bertrand Asfora recebe Medalha de Honra ao Mérito nesta segunda 201115 | Título de Cidadania ao empresários José Marivaldo e Roberto Ferreira 191115 | Sessão Especial Consciência Negra CMCG 191115 | 104ª Sessão Ordinária CMCG 181115 | 103ª Sessão Ordinária CMCG + Lidas GSK lança RELVAR® ELLIPTA®, primeiro tratamento de uma dose diária de longa duração para asma e DPOC no Brasil 10 views Chefs Especiais e Friboi mostram um mundo sem diferenças 3 views Próstata: especialista fala sobre importância da biópsia no tratamento de câncer 3 views Como morar sozinho e ter uma alimentacão saudável 2 views IQA alerta para atualização das normas ISO 9001 e 14001 2 views Rochas ornamentais ganham representatividade em revestimento no País e no exterior 2 views Dia do Nordestino: literatura de cordel 1 view Um Natal para todos 1 view   Zero HoraÚltimas notíciasCarregando...

Notícias e esportes do RS é na ZHTenha notícias no seu site PUBLICIDADE Download Music - Listen Audio - Spot Banca de Jornalistas Senado Federal Senado deve dobrar publicação de livros digitais Comissão de MP que autoriza auditores da Receita a andarem armados se reúne na terça Marco legal para ciência e tecnologia será votado por duas comissões na terça Comissão de Mudanças Climáticas analisará medidas contra colapso do São Francisco Vídeo: Limite para dívida da União e marco legal para ciência e tecnologia são destaques da semana Comissão discute medidas para prevenir violência contra mulher Vídeo: Voto passará a ser impresso pela urna eletrônica Vídeo: Estudantes encerram participação no Jovem Senador com votação de propostas Agência Brasil Confiança da indústria cai 1,9 ponto em novembro em relação a outubro, diz FGV Comissão Europeia trabalha com "serenidade", mas com segurança reforçada ONU alerta: catástrofes naturais mataram 600 mil pessoas em 20 anos Tiroteio em Nova Orleans deixa pelo menos 16 feridos Investigações em Bruxelas continuam em busca de Salah Abdeslam © 2015 Banca de Jornalistas | Desenvolvido por Holos Comunicação (function(i,s,o,g,r,a,m){i["GoogleAnalyticsObject"]=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,"script","//www.google-analytics.com/analytics.js","ga"); ga("create", "UA-48336639-1", "auto"); ga("send", "pageview"); /* */ /* */

Black Friday: como comprar com educação financeira    *Lélio Braga Calhau



  Sobre

Este site tem o objetivo de divulgar notícias da área de Tecnologia.

  Recentes
  Contatos
  

contato@elimorais.com.br.