Voltar
20-12-2016

Brasileira está entre os 10 cientistas mais importantes de 2016



Celina Turchi, especialista brasileira em doenças infecciosas da Fiocruz Pernambuco, foi escolhida pela revista científica Nature como uma das dez cientistas mais importantes de 2016. Para realizar o estudo, a pesquisadora montou uma força-tarefa com epidemiologistas, especialistas em doenças infecciosas, pediatras, neurologistas e biólogos especializados em reprodução de várias partes do mundo.

O conhecimento sobre o zika era limitado na época. Com o material produzido junto com a sua equipe, Celina conseguiu comprovar e demonstrar a relação do vírus com a microcefalia .

"Estou grata e entendo que esse foi o reconhecimento de um trabalho coletivo, não só de nós pesquisadores, mas por todos profissionais de saúde envolvidos. Foi fruto também da oportunidade de poder contar com grupos experientes e qualificados de laboratório, clínica, neurologia e com apoio da instituição", declarou Celina, em nota oficial.

A lista também conta com a argentina Gabriela González, por uma pesquisa inovadorasobre ondas gravitacionais e o espanhol Anglada Defendi, que entrou na lista por ter descoberto que um planeta parecido com a Terra, a" Proxima b".

Além disso, um dos criadores da empresa de inteligência artificial DeepMind, Demis Hassabis, entrou no ranking por ter desenvolvido o programa AlphaGo, que foi capaz de vencer o campeão mundial do "Go", conhecido como "xadrez oriental".

O nascimento do primeiro bebê do mundo através de uma técnica de reprodução assistida que usa o DNA de três pais diferentes também se tornou realidade neste ano, o que fez os organizadores incluírem na lista de personalidades o especialista em fertilidade John Zhang.

Outro que está na relação é Kevin Esvelt, que obteve o reconhecimento da revista pelo descobrimento dos possíveis efeitos negativos de uma polêmica técnica, que ele mesmo ajudou a criar. Esvelt utilizou um método genético para fomentar ou suprimir a expressão de certos genes em populações de uma espécie, evidenciando apenas um traço entre os indivíduos.


Com 180 Graus /
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 99601.1102 ou (83) 9 99418939.
ImprimirCompartilhe no WhatsApp Compartilhe na sua Rede Social. Share on Facebook ShareShare on TwitterTweetShare on Google Plus Share Share on Pinterest Share ← Galdino e João Henrique renunciam e Tião Gomes assume comando da Assembleia Moro solta executivos ligados à Odebrecht e elogia postura da empresa → Copyright © 2016 Cariri em Ação. Todos os direitos reservados. Contato: caririemacao@hotmail.com $(document).ready(function(){ code highlighter hljs.initHighlightingOnLoad(); }); var pfHeaderImgUrl = "http:caririemacao.com/1/wp-content/uploads/2016/05/logo.jpg"; var pfHeaderTagline = ""; var pfdisableClickToDel = "0"; var pfHideImages = "0"; var pfImageDisplayStyle = "right"; var pfDisableEmail = "0"; var pfDisablePDF = "0"; var pfDisablePrint = "0"; var pfCustomCSS = ""; (function() { var e = document.createElement("script"); e.type="text/javascript"; if("https:" == document.location.protocol) { js="https:pf-cdn.printfriendly.com/ssl/main.js"; } else{ js="http:cdn.printfriendly.com/printfriendly.js"; } e.src = js; document.getElementsByTagName("head")[0].appendChild(e); })(); /**/ Performance optimized by W3 Total Cache. Learn more: https:www.w3-edge.com/products/ Served from: caririemacao.com @ 2016-12-20 13:59:22 by W3 Total Cache




  Sobre

Este site tem o objetivo de divulgar notícias da área de Tecnologia.

  Recentes
  Contatos
  

contato@elimorais.com.br.