Voltar
19-09-2015

Brasileira vence Olimpíada Nuclear Mundial na Áustria



A brasileira Alice Cunha da Silva, de 25 anos, venceu a edição de 2015 da Olimpíada Nuclear Mundial em Viena, na Áustria. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pela organizadora do evento, a Universidade Nuclear Mundial (WNU, na sigla em inglês). Alice, que, segundo a WNU, está no último ano do curso de graduação e engenharia nuclear na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), superou os outros quatro finalistas, dois estudantes da Índia, um da Malásia e um das Filipinas.

A estudante passou por diversas etapas até chegar ao prêmio final. Primeiro, ela produziu um vídeo na primeira etapa do concurso . O tema que ela escolheu foi como a energia nuclear pode salvar vidas.

“Achei que era um ótimo projeto para engajar estudantes de diferentes partes do mundo para aprender e divulgar as diferentes aplicações do ´mundo nuclear´, e eu, claro, quis fazer parte disso”, afirmou ela, em seu perfil no site do evento.

O vídeo produzido pela jovem do Rio foi um dos dez selecionados por um júri para a segunda fase da competição, que julgaria os candidatos pelo número de “curtidas” nos vídeos de inscrição. Alice, então, conseguiu ficar entre as cinco candidaturas com o maior número de apoios do público, e chegou à final.

Na última rodada, que foi encerrada nesta semana, os candidatos precisaram escrever uma dissertação sobre um tema ligado à área da energia nuclear. Além do texto redigido por eles, um júri avaliou a apresentação de dez minutos que cada um fez em Viena.

Única candidata mulher, Alice também foi a que tirou a nota final mais alta e, por isso, levou o título de campeã da olimpíada. A jovem, que teve a passagem de ida e volta paga pela WNU, vai ter seu vídeo divulgado pela entidade durante todo o ano de 2016.


G1




  Sobre

Este site tem o objetivo de divulgar notícias da área de Tecnologia.

  Recentes
  Contatos
  

contato@elimorais.com.br.