Voltar
04-10-2015

Carros sem motorista poderão circular por Tóquio em 2020



Os carros sem motorista poderão circular pelas ruas de Tóquio em 2020, disse neste domingo o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, durante o fórum anual de Ciência e Tecnologia com fins sociais que aconteceu na cidade de Kioto (centro do Japão).

O chefe do executivo japonês participou do seminário, que reúne cientistas, pessoal do governo e empresários, junto com o primeiro-ministro francês Manuel Valls, que está no Japão em viagem oficial até amanhã, 5 de outubro.

Durante o encontro, Abe afirmou que os visitantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 poderão ver e utilizar veículos sem motoristas pelas ruas da capital, segundo declarações publicadas pela agência "Kyodo".

Para que isto seja possível o governo japonês teria que realizar uma modificação da lei de circulação japonesa atual, que estabelece que os veículos devem ter motorista.

Abe afirmou que o Japão tem a "missão" de usar suas tecnologias para melhorar a segurança e os benefícios dos veículos, e fez referência a outras iniciativas como o desenvolvimento de tecnologias usadas para informar sobre a rede de transportes do país.

O primeiro-ministro japonês fez estas declarações poucos dias depois que a companhia Robot Taxi e as autoridades locais de Kanagawa (ao sul de Tóquio) anunciaram que começarão os testes de um serviço de táxis de condução automática em março de 2016, um programa que conta com o apoio do governo central.

Entre as empresas que decidiram apostar no setor dos carros autônomos se destacam algumas como a americana Google, que em julho começou a testar seu próprio sistema de veículos de condução automática no Texas (Estados Unidos), ou Uber, que está experimentando veículos sem motorista em Pittsburgh.




  Sobre

Este site tem o objetivo de divulgar notícias da área de Tecnologia.

  Recentes
  Contatos
  

contato@elimorais.com.br.