Voltar
12-11-2015

Cibersegurança e confiança digital é o tema central do Day 3 do IGF 2015



"Reforçando a cibersegurança e construindo confiança digital" é o título da Main Session da manhã do terceiro dia do Fórum de Governança da Internet da Organização das Nações Unidas. Para a ONU, precisamos reforçar a confiança global, promover a estabilidade internacional da Internet e reforçar a cooperação na governança global, bem como desenvolver de maneira mais segura para negócios e transações on-line, protegendo pessoas contra ameaças de suas liberdades na rede.


Sobre a confiança, a afirmação é que com a Internet como a base da economia global, a segurança cibernética é cada vez mais uma questão crítica na governança da Internet. Se tratados de forma inadequada, esses desafios vão levar a uma falta de capacidade de resistência, com impacto negativo na confiança no ecossistema digital global e crescimento econômico sustentável.

"A discussão sobre cibersegurança é a que eu destacaria como sendo mais quente do dia, pois tem debates sobre o ponto de vista do governo e empresas", comentou o professor Claudio Furtado, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). Pela manhã, ele também destacou os debates do Workshop 9, sobre diversidade e visibilidade do grupo LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).

Ele também comentou sua participação em uma importante reunião promovida pela empresa Google, que discutiu a eficácia do sistema da empresa O3bNetworks, de internet via satélite. Na programação da tarde, Claudio Furtado destaca a discussão sobre a inclusão de mais pessoas na rede.

O tema deste ano ? "Evolução da Governança da Internet: empoderando o desenvolvimento sustentável" ? aborda oito subtemas: Cibersegurança e confiança; Economia da Internet; Inclusão e diversidade; Abertura de acesso; Reforçando a cooperação multissetorial; Internet e os Direitos Humanos; Recursos críticos da Internet; e questões emergentes.

"As tecnologias da informação e da comunicação, que são um promotor poderoso do desenvolvimento sustentável, podem fazer grandes contribuições para a implementação dos objetivos e metas da Agenda 2030", observou o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Wu Hongbo.

Estão ocorrendo dentro do Fórum dezenas de eventos, incluindo o Fórum de Melhores Práticas do IGF, as "Coligações Dinâmicas" e o encontro "Opções Políticas para Conectar o Próximo Bilhão", oportunidades únicas para discutir assuntos relacionados ao futuro da Internet.




  Sobre

Este site tem o objetivo de divulgar notícias da área de Tecnologia.

  Recentes
  Contatos
  

contato@elimorais.com.br.