Voltar
31-10-2015

Como garantir os nossos empregos nestes tempos de crise



A maior preocupação nos tempos de crise econômica é o desemprego. Todo dia ouvimos na imprensa notícias alarmantes sobre desemprego, que nos grandes centros já alcançam níveis que só foram atingidos há muitos anos. Nós temos, porém, como ajudar a garantir o nosso emprego e dos nossos vizinhos com uma ideia muito simples. Adquirindo os produtos produzidos na nossa região e comprando nos estabelecimentos da nossa região.

Vamos tomar como exemplo a cidade de Patos . Nós produzimos macarrão, café, arroz, fubá, doces, bebidas, sabão, material de limpeza, confecções, panelas de alumínio, produtos de marmoraria, móveis, portas e janelas e por aí afora. Se nós comprarmos os produtos fabricados na nossa cidade, nós estaremos garantindo o nosso emprego e o de nossos amigos que trabalham nas fábricas que os produzem.
A mesma coisa acontece com as lojas onde nós nos abastecemos. No comércio de Patos nós podemos comprar quase tudo de que se precisa. Se nós comprarmos nas lojas de nossa cidade, nós estamos garantindo o emprego de todos os que trabalham nessas lojas.

Eu sempre pratiquei esta filosofia com relação aos que dão o que chamamos de apoio cultural aos nossos programas. Eu faço feira em um anunciante; compro remédios noutro anunciante; adquiro produtos veterinários em um outro; se for comprar uma bicicleta procuro quem apoia meu programa; se preciso de um móvel ou eletrodoméstico já sei onde adquiri-lo, procurando um anunciante; se vou consumir uma bebida dou preferência a uma fabricada por uma empresa que apoia meu programa e assim por diante. Ao dar preferência aos meus apoiadores culturais, eu estou prestigiando os seus produtos e ao mesmo tempo estou garantindo o apoio que estou recebendo.

É esta prática de muitos anos que me inspirou a ideia que estou explorando neste artigo. Patos tem hoje um comércio dos mais prósperos, um parque industrial diversificado, produzindo produtos de alta qualidade, é um centro de saúde onde existem quase todas as especialidades, tem dezenas de cursos de nível superior abrangendo quase todas as atividades.

O SEBRAE está fazendo uma campanha para que consumamos os produtos das pequenas empresas que existem perto de nós, no nosso bairro, na nossa cidade. Eu sugiro que você consuma tudo o que é oferecido na sua cidade, seja no comércio, seja na indústria, seja nos serviços.




  Sobre

Este site tem o objetivo de divulgar notícias da área de Tecnologia.

  Recentes
  Contatos
  

contato@elimorais.com.br.