Voltar
16-09-2015

Conheça as novidades do iOS 9, sistema operacional de iPhones e iPads



Nesta quarta-feira (16), a Apple libera a nona versão do seu sistema operacional para dispositivos móveis, o iOS 9. Plataforma que roda em iPhones, iPads e iPods Touch, o iOS 9 chega com melhorias no funcionamento da assistente pessoal por comando de voz baseada em inteligência artificial, a Siri, e também na privacidade do usuário, entre vários outros recursos de software e novidades dentros dos aplicativos próprios também.

A atualização, que pode não estar disponível para algumas regiões e idiomas, chega para o iPhone 4s e superior, iPod touch 5 e posterior, para o iPad 2 e para o iPad mini e posteriores. A Apple alerta que alguns recursos como o Apple Pay e detalhes dos Maps, por exemplo, podem não estar disponíveis em todas as regiões ou em todos os idiomas. Confira abaixo alguns destaques:

Multitarefas no iPad

Com o novo recurso de multitarefa do iOS 9, o usuário pode visualizar e interagir com dois aplicativos ao mesmo tempo, lado a lado. É possível, inclusive, redimensionar a exibição, priorizando um app em detrimento de outro. Com o Picture-in-Picture, os usuários podem ainda reproduzir um vídeo ou fazer FaceTime enquanto navegam na web, escrevem e-mail ou utilizam outro aplicativo qualquer. No iPad, com o iOS 9, a digitação também ficará mais rápida e mais fácil com a adição de uma barra de atalhos que exibe ferramentas mais convenientes. Já o novo Multi-Touch promote tornar mais fácil para o usuário selecionar, editar e mover o texto com gestos.

Siri pró-ativa

No iOS 9, a Siri também está mais inteligente, "capaz de trabalhar nos bastidores para apresentar a informação certa no momento certo" de acordo com a Apple. A partir de agora, a assistente é pró-ativa: mostra as informações mais relevantes para uma determinada hora do dia e sugere ações naquele momento em particular com base nos aplicativos que você usa com frequência naquela hora em particular.

Além disso, a Siri teve seu design melhorado, com novos lembretes contextuais com base no horário e no local, e novas maneiras de pesquisar fotos e vídeos. As buscas feitas pela Siri, de acordo com a Apple, entregam resultados mais relevantes a partir de várias categorias, incluindo resultados esportivos e horários, cálculos matemáticos simples, condições meteorológicas e preços das ações. Apps próprios e integrados

De acordo com a Apple, os programas construídos pela própria empresa se tornam mais poderosos no iOS 9, como o Notas, que foi redesenhado para oferecer ao usuário novas maneiras de capturar ideias; o Maps, que traz informações de trânsito detalhadas; um novo app Notícias que entrega uma melhor experiência de leitura de notícias em qualquer dispositivo móvel; além de novas funcionalidades para o Apple Play.

O app Notas permitirá que o usuário desenhe um esboço rápido usando o dedo, crie listas de verificação para manter o controle das suas tarefas, ou tire uma foto diretamente de uma nota. Itens importantes podem ser salvos diretamente no aplicativo Notas desde outras aplicações e são mantidos em sincronia com todos os dispositivos habilitados no iCloud do usuário.

Já ao app Mapas foi adicionado suporte para sistemas de transporte metropolitano e horários, informações de estações de metrô, com suas entradas e saídas precisamente mapeadas. Desta forma, o app Maps oferece ao usuário uma combinação de trens, metrôs, ônibus e caminhada, além do que está nas proximidades, opções de comida local, bebidas, compras de mais de 300 cidades em todo o mundo.

Segundo a Apple, o novo app de Notícias proporciona uma experiência de leitura que combina elementos ricos de uma revista impressa com a interatividade da mídia digital. O aplicativo de Notícias aprende os interesses do usuário e sugere conteúdo relevante compartilhável ou que pode ser guardado pelo usuário para ler mais tarde. Além disso, entrega artigos de mais de 50 editoras que representam centenas de títulos.

Já ao Apple Pay foi adicionado suporte ao Discover, um programa que premia comerciantes e participantes que possue cartões de débito ou créditos emitidos por lojas. Os clientes serão capazes de gerir seus cartões no novo app Wallet. O Apple Pay ainda está restrito a alguns países e não inclui o Brasil.

Melhorias de base no iOS 9

Esta última versão torna o fundamento do iOS ainda mais forte de acordo com a Apple. Alguns dos refinamentos incluem a otimização da bateria, que segundo a empresa fornece ao usuário típico até uma hora adicional de vida útil, e um modo de baixo consumo de energia para estender a vida da bateria.

Outra novidade dessa versão é que as atualizações de software requerem menos espaço e que o recurso de instalação pode executar atualizações quando o dispositivo não estiver em uso. Além disso, recursos avançados de segurança vão manter os dispositivos melhor protegido com ajuda do Apple ID, que reforça a senha que protege os aparelhos e melhorar a autenticação de dois passos, construída diretamente no iOS, tornando mais difícil para outros para obter acesso não autorizado ao Apple ID.

Conheça as novidades do iOS 9, sistema operacional de iPhones e iPads



  Sobre

Este site tem o objetivo de divulgar notícias da área de Tecnologia.

  Recentes
  Contatos
  

contato@elimorais.com.br.