Voltar
28-04-2016

Inmetro divulga ranking de consumo de combustível de carros ano 2016



O Inmetro divulgou nesta quinta-feira (28) o ranking de consumo de carros ano 2016 do Programa de Etiquetagem Veicular. Desta vez, todas as marcas participaram dos testes, que já englobam 90% dos carros vendidos no Brasil. Entre as "novatas" está a Chevrolet.
Até 2017, o programa será expandido para 100% da frota nacional, conforme exigência do programa Inovar-Auto.

Apenas os modelos fabricados a partir de 2016 exibem as informações completas, com emissão de poluentes como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio. Até então, apenas a emissão de gás carbônico era monitorada.
"A decisão de comprar um automóvel, hoje, tem muito a ver com o design, a performance, mas também cada vez mais com a eficiência energética e o nível de emissão. Hoje, apenas os Estados Unidos e o Brasil fazem essa etiquetagem simultânea", afirma o presidente do Inmetro, embaixador Luís Fernando Panelli.
Até o fim de 2016, a tabela terá 131 inclusões, totalizando 926 modelos diferentes de veículos de todas as montadoras e importadoras. Veículos leves a diesel (picapes, utilitários e off-roads), picapes convencionais e microcompactos (até 6 metros de comprimento) passarão a receber, a partir de maio, etiquetas do Inmetro.
Desde o ano passado, as informações são atestadas e homologadas pelo Ibama, de modo a evitar "camuflagem" nos dados por parte das montadoras.
A manutenção do selo no carro até o momento da venda é obrigatória, e o consumidor pode acionar o Inmetro se a informação não estiver disponível.
Quem vai comprar um carro já busca a sua categoria, ele não vai buscar categoria de carro. Você já pode escolher o modelo mais eficiente e, agora, vai poder escolher também o mais limpo, o mais sustentável" Alexandre Novgorodcev, responsável pelo programa de avaliação Os dados sobre eficiência energética e nível de emissão de gases também estão disponíveis no site do Inmetro e em um aplicativo para celulares chamado "Etiquetagem Veicular", disponível para Android e iOS. As etiquetas afixadas aos veículos incluem um código eletrônico (QR code) para o download da plataforma.
Estudos feitos pelo Inmetro apontam que 7 em cada 10 consumidores levam as etiquetas de eficiência em consideração na hora da compra de eletrodomésticos, lâmpadas e outros tipos de produtos. O responsável pelo programa de avaliação, Alexandre Novgorodcev, diz acreditar que o mesmo pensamento será estendido aos compradores de veículos.
"Quem vai comprar um carro já busca a sua categoria, ele não vai buscar categoria de carro. Você já pode escolher o modelo mais eficiente e, agora, vai poder escolher também o mais limpo, o mais sustentável", diz Novgorodcev.
O nível de eficiência e de poluição é medido na comparação em uma mesma categoria ? compactos com compactos, utilitários com utilitários, por exemplo. Recebem o selo do Conpet de Eficiência Energética apenas os modelos que tiveram nota "A" na comparação com modelos da mesma categoria ou na comparação geral, e no mínimo B na outra classificação.
Veja os carros mais econômicos do Brasil (Selo Conpet) e o consumo médio no ciclo combinado (cidade e estrada), segundo o Inmetro:

MICROCOMPACTOS Chery New QQ - 12,9 km/l (gasolina) Fiat Mobi Kia Picanto (câmbio anual) Smart Fortwo

SUBCOMPACTOS Fiat Uno Evolution Fiat Palio Fire (sem ar-condicionado e direção assistida) Fiat Uno Vivace (sem ar-condicionado e direção assistida) Volkswagen Up! Volkswagen Up! TSI

COMPACTOS Chevrolet Onix (câmbio anual) Citroën C3 Citroën DS3 Fiat Siena EL (sem ar-condicionado) Ford Ka Ford New Fiesta 1.6 Honda Fit Hyundai HB20 1.0 e 1.6 (com câmbio manual) Nissan New March Peugeot 208 Renault Sandero 1.0 Toyota Etios Volkswagen Novo Gol 1.0 Volkswagen Fox 1.0

MÉDIO Audi A1 Sportback Chevrolet Prisma 1.4 (câmbio manual) Ford Ka+ Ford New Fiesta Sedan (câmbio manual) Honda City Hyundai HB20 1.0 e 1.0 Turbo Lexus CT200h Nissan New Versa Toyota Etios Sedã Toyota Prius Volkswagen Golf 1.4 TSI (câmbio manual) Volkswagen Voyage 1.0

GRANDE Audi A3 Sedan 1.4 TSI BMW X1 xDrive20i Citroën C4 Lounge Ford Focus Hatch 1.6 Honda Civic 1.8 Kia Cerato (câmbio manual) Mercedes-Benz GLA 250 Subaru Forester (L e S) Toyota Corolla Volkswagen Golf Variant 1.4 TSI Volkswagen Jeta 1.4 TSI

EXTRA GRANDE Ford Fusion Hybrid Mercedes-Benz Classe C 180 Peugeot 408 1.6 THP Volkswagen Passat

UTILITÁRIO ESPORTIVO COMPACTO Fiat Uno Way Hyundai HB20X (câmbio manual) Suzuki S-Cross

CARGA DERIVADO Fiat Fiorino Fiat Novo Uno Furgão Volkswagen Saveiro

Inmetro divulga ranking de consumo de combustível de carros ano 2016



  Sobre

Este site tem o objetivo de divulgar notícias da área de Tecnologia.

  Recentes
  Contatos
  

contato@elimorais.com.br.