Voltar
13-04-2017

Lua de Saturno tem elementos para abrigar vida, diz Nasa



À primeira vista, Enceladus é uma lua com superfície coberta de gelo (
A Nasa anunciou na tarde desta quinta-feira (13) que uma das luas de Saturno tem todos os elementos necessários para abrigar vida. A lua em questão é a Enceladus, uma das 62 luas do planeta. Os dados que servem como base para o estudo foram coletados pela sonda Cassini.

À primeira vista, Enceladus é uma lua com superfície coberta de gelo. Novas evidências, no entanto, apontam para a possibilidade de existência de mares líquidos no subterrâneo do planeta.

A sonda Cassini, da Nasa, capturou, de acordo com a agência espacial, algumas evidências de que reações química acontecem abaixo da superfície do planeta. A teoria dos cientistas é que isso criaria um ambiente capaz de abrigar vida microscópica.

"Isto é o mais próximo que já estivemos, de longe, de identificar um lugar com igredientes necessários para um ambiente que pudesse ter vida, disse Thomas Zurbuchen, da Nasa, em comunicado.

O estudo foi capaz de encontrar evidências que jatos de vapor expeliam hidrogênio (na forma H2). A única hipótese para explicar a origem desse hidrogênio seria a partir de uma reação entre rochas quentes e água sob a superfície congelada, afirmam os pesquisadores.

Esse hidrogênio poderia servir como fonte de energia para formas de vida?assim como acontece na Terra. Caso alguma forma de vida existisse na lua e consumisse esse hidrogênio como "combustível", acabaria expelindo metano. Vale dizer que o metano também foi encontrado saindo da Lua.

Lua de Saturno tem elementos para abrigar vida, diz Nasa



  Sobre

Este site tem o objetivo de divulgar notícias da área de Tecnologia.

  Recentes
  Contatos
  

contato@elimorais.com.br.