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04-12-2015

Mercado de gestão de mídias sociais se profissionaliza



 As mídias sociais passaram do status de entretenimento e rede de comunicação pessoal para se tornarem eficientes meios de comunicação das empresas com seus públicos. Neste contexto, cada vez mais torna-se necessária uma gestão estratégica e inteligente do posicionamento da empresa e da marca também no mundo virtual.

Pesquisas apontam que os brasileiros passam cerca de oito horas mensais conectados às redes sociais, com destaque para o Facebook, que ocupa o primeiro lugar no ranking de acessos. Para tanto, é preciso que a marca esteja muito bem posicionada neste ambiente. Afinal, os ganhos são muitos: por meio das mídias sociais, a empresa pode divulgar produtos, disseminar promoções, acompanhar sua imagem corporativa na internet, ficar atento às tendências de mercado, identificar o que seus clientes procuram e fidelizar consumidores.

A coordenadora de Mídias Sociais da Criart Comunicação, empresa integrante do Grupo Maxims, Débora Souto, afirma que é essencial a empresa estar junto do seu público também pelo espaço virtual. “Hoje o consumidor decide a compra por aquela marca de acordo com que ele mais se assemelha, ou seja, ele decide por aquela marca que mais está próxima a ele, seja postando algo interessante nas redes ou respondendo aos comentários de forma diferenciada”, ressaltou Débora.

Segundo ela, o bom posicionamento é algo essencial para a imagem positiva da marca, bem como para a realização de uma publicidade engajada. Para ela, as redes sociais permitem o impulsionamento da propaganda, fazendo com que ela chegue ao máximo de pessoas possíveis de uma só vez, mas de forma impactante. “Isso garante que a marca sempre estará próxima ao público, sendo sempre lembrada e reconhecida”, acrescenta Débora.

Profissionalismo no engajamento - Com o perfil corporativo, as empresas podem ainda manter o relacionamento direto com os clientes, sanando dúvidas e esclarecendo informações sempre que necessário. Isso facilita a comunicação e permite que a empresa ganhe a confiança do público, adquirindo um posicionamento positivo.

Segundo o gerente de mídia e planejamento da Criart, Kleber Kennedy , é possível compartilhar ideias, informações, discutir soluções e entender as mudanças do público-alvo. A consequência disso, a médio ou longo prazo, é o crescimento da empresa é o reconhecimento da marca, que adquirirá experiência no mercado cada vez mais globalizado.

Mas, para isso, é importante um planejamento estratégico para esta atuação com grande sinergia entre a empresa e a agência contratada para prestar este serviço. “As redes sociais tem sido o meio de interação entre nossos clientes e o público potencial. Conseguimos, juntos, trabalhar visando sempre, em primeiro lugar, a satisfação e qualidade. Mantemos os perfis sempre atuais, com informações coerentes, criando, publicando, respondendo com rapidez as dúvidas e acompanhando as postagens das páginas”, explicou Kleber.

Case de sucesso - Uma pesquisa realizada pela Revista Business Week constatou que os empreendimentos que apostam nas mídias sociais possuem melhores resultados em suas receitas e lucros, além do crescimento da popularidade de sua marca. Na Paraíba, uma marca que está se destacando é a lanchonete Manaçaí, que conta com suas redes sociais administradas pela Criart. “Notamos o crescimento que a marca está alcançando porque investimos nesta área com a Criart, que faz a gestão das nossas redes sociais Facebook e Instagram e também o site institucional. É importante que tudo esteja alinhado e que fale a mesma linguagem”, confirmou Mauro Figueiredo, gerente comercial do Manaçaí.

Ascom




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