Voltar
20-10-2015

No Dia Nacional da Inovação, conheça as principais ações da indústria para estimular ideias inovadoras no país



A inovação e a produtividade, pilares centrais do crescimento das indústrias, necessitam de um ambiente favorável e de políticas que alavanquem os investimentos empresariais em pesquisa e novas tecnologias. A CNI, o SENAI, o SESI e o IEL mantêm uma série de programas, serviços e iniciativas para apoiar o fomento da inovação no ambiente industrial. No Dia Nacional da Inovação, conheça as principais ações da indústria brasileira para estimular ideias inovadoras no país:

1. Mobilização Empresarial pela Inovação

Criada pela CNI em 2008, a Mobilização Empresarial pela Inovação surgiu com o compromisso de reforçar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país. A iniciativa visa estimular a estratégia inovadora das empresas brasileiras e ampliar a efetividade das políticas de apoio à inovação por meio da interlocução construtiva e duradoura entre a iniciativa privada e o setor público.

2. Prêmio Nacional de Inovação

Realizado pela CNI e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Prêmio Nacional de Inovação visa reconhecer as empresas brasileiras que contribuíram para o aumento da competitividade do país por meio da utilização de sistemas e técnicas voltadas para o aprimoramento da gestão da inovação. Em 2015, foram 2.219 inscrições e 12 empresas premiadas.

3. Congresso Brasileiro de Inovação

Realizado desde 2006, o Congresso Brasileiro de Inovação visa promover a inovação empresarial, discutir propostas de aprimoramento das políticas públicas de inovação e o desenvolvimento do ecossistema da inovação no Brasil. Em 2015, o evento reuniu mais de 2 mil pessoas, incluindo executivos e técnicos de PD&I das empresas, startups e empreendedores inovadores.

4. Institutos SENAI de Inovação

Criados para aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, os Institutos SENAI de Inovação desenvolvem soluções inovadoras para a indústria de grande, médio e pequeno porte. Cada instituto é um ambiente de contínua interação entre a indústria, empreendedores, universidades, institutos de pesquisa e fontes de capital, em suas diversas formas. Atualmente, o SENAI conta com 15 Institutos de Inovação em 13 estados. A meta é chegar a 26 até 2017.

5. Edital SENAI SESI de Inovação

O Edital SENAI SESI de Inovação foi criado em 2004 com o intuito de desenvolver novos produtos, processos e serviços inovadores em empresas de todo porte do setor industrial e startups de base tecnológica. O objetivo é aumentar a competitividade e a produtividade de empresas industriais. Nesse período, o edital já recebeu cerca de 4.500 propostas. Ao todo, 620 projetos foram aprovados.

6. INOVA Talentos

Fruto de uma parceria entre o IEL e o CNPQ, o INOVA Talentos é um programa que visa ampliar o número de profissionais qualificados e inovadores no setor empresarial do país. A iniciativa foi desenvolvida para incentivar a criação de projetos de inovação nas empresas e institutos privados de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Fiep

No Dia Nacional da Inovação, conheça as principais ações da indústria para estimular ideias inovadoras no país



  Sobre

Este site tem o objetivo de divulgar notícias da área de Tecnologia.

  Recentes
  Contatos
  

contato@elimorais.com.br.