Voltar
03-11-2015

Pesquisadores usam Wi-Fi para detectar pessoas através das paredes



Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets ? MIT ? , nos Estados Unidos, desenvolveu uma tecnologia de reconhecimento que permite que um dispositivo Wi-Fi reconheça formas humanas mesmo através de paredes. O aparelho é chamado de RF-Capture e usa o próprio sinal, que é refletido pelo indivíduo, para identificar onde eles estão, podendo também discernir pessoas diferentes e a posição de seus corpos.

O sistema é composto por diversas antenas que emitem e recebem o sinal de Wi-Fi.

Dispositivo usa reflexo do sinal WiFi para identificar pessoas diferente
Ele precisa ser colocado em uma parede para transmitir os sinais para outra sala. Quando uma pessoa passa por este local, seu corpo reflete o sinal de volta à máquina, que usa um algoritmo para interpretar a reflexão e construir uma imagem do corpo.

O corpo humano é capaz de refletir apenas uma parte do sinal, dependendo de sua posição. Por isso, o sistema analisa constantemente os dados recebidos para poder criar uma figura que se assemelhe ao sujeito analizado. Da mesma forma, como cada indivíduo é diferente, a reconstrução também será distinta, o que permite identificar várias pessoas.

Tecnologia pode reconhecer posições diferentes do corpo
A tecnologia também pode ser calibrada para identificar os gestos de cada pessoa. Um teste feito pelo MIT revelou que o aparelho é quase tão preciso em rastrear movimentos quanto um Kinect, tendo um desvio de aproximadamente 2 cm.

O sistema é uma evolução de outras tecnologia do MIT, como o Wi-Vi, que usa um sistema semelhante baseado em Wi-Fi para rastrear uma sala e detectar movimentos e um projeto que permite rastrear pessoas em 3D usando ondas de rádio.

O RF-Capture ainda está em fase de testes e não tem nenhuma aplicação específica em mente. A expectativa dos pesquisadores é que ele possa ser usado como um sistema de reconhecimento de gestos em casas smart ou mesmo para identificar quando pessoas idosas sofrem acidente s e caem.

Uma das preocupações é que ele possa ser usado também para burlar a privacidade de pessoas em suas casas, mas o MIT já anunciou que está trabalhando em uma tecnologia de bloqueio que vai permitir que uma pessoa só seja rastreada pelo próprio dispositivo.

Tech Tudo

Pesquisadores usam Wi-Fi para detectar pessoas através das paredes



  Sobre

Este site tem o objetivo de divulgar notícias da área de Tecnologia.

  Recentes
  Contatos
  

contato@elimorais.com.br.