Voltar
12-11-2015

Quase metade dos brasileiros não têm preferência por nenhum partido



O IBOPE Inteligência monitora desde 1988 a preferência partidária dos brasileiros apresentando uma lista com o nome de todos os partidos e perguntando, ao eleitor, por qual daqueles ele tem maior simpatia ou preferência. Ainda é alto o número de brasileiros que não declaram preferência por nenhum partido (45% da população), mas ao contrário do que ocorreu nos últimos anos, em que o PT liderou a pesquisa, neste ano três partidos compartilham essa preferência: PT (12%), PMDB (10%) e PSDB (10%).

Neste ano, a preferência pelo PT em relação a outros partidos voltou, pela primeira vez, ao patamar de 1988: 12% declaram preferência pelo Partido dos Trabalhadores, uma variação de 24 pontos percentuais em comparação com o melhor momento do partido, em abril de 2013, quando 36% declararam simpatia ou preferência pelo PT. Desde então, o indicador tem oscilado ou caído. Quando questionados sobre o que sabem ou ouvem falar sobre o PT, 70% afirmam ter uma opinião mais desfavorável contra 23% que declaram ter uma opinião mais favorável. O restante não opinou.

Já o PSDB viu sua preferência partidária crescer até 1998, quando atingiu 10%. Em seguida manteve-se oscilando em torno de 5% até agora, atingindo 10% no atual levantamento. Atualmente, 50% dizem ter opinião mais desfavorável em relação ao partido contra 31% que declaram uma opinião mais favorável.

O PMDB, que tinha o maior indicador de preferência partidária em 1988 (25%), veio sofrendo queda nos últimos anos, alcançando, a partir de março de 2010, percentual inferior a dois dígitos. Agora o partido aparece com 10% da menções. Aqueles que têm opinião mais desfavorável ao PMDB representam 50% dos entrevistados, contra 32% que afirmam ter uma opinião mais favorável.

Sobre a pesquisa
O IBOPE Inteligência ouviu 2.002 eleitores em 140 municípios brasileiros entre 17 e 21 de outubro de 2015. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

IBOPE

Quase metade dos brasileiros não têm preferência por nenhum partido



  Sobre

Este site tem o objetivo de divulgar notícias da área de Tecnologia.

  Recentes
  Contatos
  

contato@elimorais.com.br.